O que é afiliado?Como funciona?

O que é afiliado?Como funciona?

O que é afiliado?

Afiliado é o profissional que ganha dinheiro promovendo produtos de outras pessoas na internet. Simplificando, ele nada mais é do que alguém que indica mercadorias físicas ou digitais e ganha comissão por cada venda.

E como isso funciona? O afiliado geralmente usa um tipo específico de marketing onde ele cria conteúdo na internet sobre o assunto do que deseja promover, atrai o público com esse conteúdo de alto valor, para então vender.

Isso é chamado Marketing de afiliados.

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados, no seu modelo moderno, é uma relação comercial onde alguém escolhe se associar a uma mercadoria física ou digital de um produtor.

Na prática, essa associação funciona da seguinte forma:

  • O produtor lança um produto e o disponibiliza na plataforma;
  • o afiliado se cadastra em uma plataforma de afiliação e escolhe o produto,
  • a plataforma cria um link próprio para divulgação;
  • o afiliado começa a divulgar o produto em seus canais (blog, site, youtube, redes sociais…);
  • o cliente clica e realiza a compra;
  • o link da venda é rastreado;
  • o produtor recebe a venda;
  • o afiliado recebe a comissão.

Todo mundo sai ganhando!

Programa de afiliados

Programa de afiliados é uma rede que faz a ponte entre afiliado e produtor, facilita comunicação, pagamentos e garantias combinadas entre os dois.

Além disso, é através da plataforma que são disponibilizados os produtos, gerados os links de divulgação e que as comissões são entregues, além de várias outras funcionalidades.

O programa de afiliados é feito através de 3 pilares principais:

  • A plataforma: Que aluga e vende espaços publicitários na internet para o produtor digital.
  • O Produtor digital: Que usa o espaço e suporte para disponibilizar seu produto para afiliação.
  • O afiliado: Que escolhe o produto que se identifica, se afilia e começa a divulgar nos canais.

Dessa forma, o sistema une as duas pontas do processo de vendas que é o criador e o vendedor.

E quem são esses criadores?

Geralmente são pessoas ou marcas interessadas em aumentar sua audiência, sua abrangência na internet e suas vendas.

Podem ser consultores, produtores de cursos livres ou materiais digitais.

Já os afiliados são os donos de canais, sites, especialistas em alguns assunto, influenciadores digitais ou apenas uma pessoa interessada em ganhar um dinheiro extra promovendo os produtos.

8 Motivos para você ser um Afiliado

 1. É o mercado do futuro

As pessoas estudam online, se comunicam com pessoas e marcas online e compram online.

Só que uma coisa não mudou, as pessoas tendem a consumir de quem confiam e cada vez mais buscam produtos ou marcas mais conectadas aos seus valores.

É justamente por isso que o trabalho do afiliado é tão importante, pois ele cria uma relação com o seu público através da criação de conteúdo de valor, tirando as dúvidas e solucionando o problema das pessoas.

2. Você trabalha de onde quiser

Uma vantagem maravilhosa de trabalhar como afiliado é que você pode trabalhar em casa ou de onde você quiser, sem precisar estar preso a um escritório ou localização específica.

Basta um computador e conexão com a internet, assim você consegue trabalhar pela internet.

3. Você determina seu próprio horário, escala ou turno

Na maior parte dos empregos, você tem um horário pré-determinado para cumprir, um turno e uma rotina específica.

Como afiliado você tem a liberdade para fazer seu horário e organizar sua agenda da forma que preferir.

Você pode trabalhar 1h, 2h ou 12h por dia. É você que determina quantas horas são necessárias e como organizar esse tempo para alcançar o seu objetivo.

Esse não é um investimento no mercado em si, mas em você.

Faz muita diferença aprender como fazer essa divulgação e quais são as estratégias de vendas. As opções de como se preparar são diversas e, muitas vezes, com um preço bem acessível.

Você pode buscar conteúdos sobre dúvidas pontuais na internet, se já tiver alguma noção de marketing de conteúdo, Inbound e ferramentas para blogs, sites, canais e redes sociais.

Ou mesmo, pode achar cursos completos que podem te alavancar se estiver começando do zero, o meu treinamento formula negocio online é exatamente sobre isso, veja aqui.

Como já dito, você não necessita pagar nada para começar. Mas é claro que, se preferir,  pode pensar em fazer algum tipo de propaganda.

Pois investir em anúncios pagos vai dar um impulso, caso ainda não tenha conteúdo para gerar tráfego orgânico.

Tudo isso você pode ir adequando com o tempo. Depois de conseguir os primeiros ganhos, é aconselhável começar a investir aos poucos, pois isso traz retorno financeiro.

Primeiro em formação, depois em ferramentas para alavancar o seu negócio e, por último, em anúncios pontuais e inteligentes.

Lembrando sempre que o pilar do seu negócio é o seu conteúdo, a criação de valor e confiança com seu público.

4.Não precisa se preocupar com uma logística ou esperar para começar

Não é necessário esperar para começar, já que você não precisa de um aval, passar em nada ou investir dinheiro, pode começar assim que desejar. Bastando apenas se cadastrar na plataforma

Outro ponto importante, que pode ser uma grande vantagem, é que você não precisa criar uma logística. Não sendo necessário ter estoque, espaço para os produtos ou para produção.

E já que esse é um mercado que trabalha principalmente com produtos digitais, não carece gastar tempo embalando produtos, despachando ou indo ao correio, todo o processo é feito automaticamente pela plataforma que o produto está hospedado.

6. O negócio é escalável e o produto vende sozinho

Seu site continua sendo acessado, seu tráfego continua a crescer e, naturalmente, a venda acontece. Você pode estar em um restaurante, em uma aula, dormindo, em um passeio e, mesmo assim, ter vendas entrando.

É um mercado altamente escalável. E o que é isso?  Quer dizer que tem um aumento do volume nas atividades de produção ou vendas, sem a ampliação dos custos do negócio.

Escolha qual tipo de afiliado que ser

Para se tornar um afiliado, você precisa saber que existe mais de um tipo de afiliado.

Então, primeiramente, você precisa escolher um. A dica é optar pelo que tem mais a ver com seus objetivos, disponibilidade de tempo e até personalidade.

Afiliado Árbitro:

O afiado árbitro é aquele que não quer aparecer muito e não deseja colocar a imagem dele em exposição.

Geralmente esse tipo é muito bom em tráfego pago. E o que é isso?  Campanhas no Facebook, campanhas de propaganda no Google e qualquer outro tipo de anúncio.

Afiliado Autoridade:

Um afiliado autoridade é aquele que investe na construção de uma base sólida de audiência no seu site, blog, canal ou rede social, através da criação de conteúdo de qualidade e alto valor.

Para se tornar esse tipo, exige um esforço muito maior, mas um investimento financeiro muito menor (às vezes quase nenhum).

Ele foca em se tornar uma referência no assunto que aborda, entende muito bem o nicho de mercado que vai se dedicar, suas necessidades e faz questão de estabelecer uma presença forte e comunicação eficaz nos canais que o seu público está inserido.

Faça o cadastro na plataforma

A primeira coisa que você deve fazer é acessar o site da plataforma. No caso da Hotmart, basta acessar www.hotmart.com, clicar em “cadastre-se” e preencher os dados.

Caso você cumpra os requisitos e preencha todos os dados necessários, seu cadastro será aprovado.

Os requisitos são:

  • Ter um e-mail válido;
  • Possuir documento de identidade;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter uma conta bancária.

Feito isso, você já pode escolher se afiliar ao produto que deseja.

  • Escolha o produto que deseja se afiliar

Agora, é hora de se afiliar ao produto que você já escolheu ou de escolher o que deseja. Só que essa não é uma tarefa tão fácil, pois não basta escolher um produto qualquer.

Para realizá-la é necessário levar em conta alguns atributos, como:

Escolher um produto que tenha a ver o nicho dos seus canais ou que você pretende se direcionar. Senão corre o risco de fracassar fortemente na estratégia e não alcançar seus objetivos.

Outro fator a ser considerado é o quanto de demanda tem por aquele produto e quanta concorrência você vai ter. No entanto, de nada adianta ter uma alta demanda se muitas pessoas já estão oferecendo.

Por último, o valor do produto  e da comissão. Tanto produtos com comissões baixas, quanto com comissões altas podem ser vantajosos. Por exemplo, se a comissão de um produto é baixa, mas ele já tem uma reputação no mercado, pode render bem.

No entanto, se tiver um bom valor agregado, mesmo se for caro, pode ser um sucesso de vendas na mão de alguém que trabalha bem sua influência e relevância.

Escolha o canal onde quer divulgar

Outro passo importante é escolher o canal que você quer divulgar o produto no qual se afilou. Se você já tiver uma plataforma (youtube, blog, rede social), no qual já tenha um público e já tenha conquistado alguma relevância em um nicho, é mais fácil. É só divulgar o produto adequado para ele.

Caso não tenha e esteja começando do zero. Não se desespere, é simples também. Você só vai precisar escolher o canal certo e mais adequado para você e para o seu perfil.

Uma dica importante é não tentar fazer em todos ao mesmo tempo (blog, youtube, rede social, e-mail), foque seu esforços em um e se fortaleça nele. Só depois de ter uma consistência no primeiro, pense em expandir para outros.

Como Ter Sucesso como Afiliado 

Agora que você já sabe como se tornar um afiliado, vai conhecer quais são as técnicas necessárias para ter êxito neste negócio.

Entenda o seu nicho de mercado

Para conquistar resultados como afiliado é necessário conhecer muito bem e ter afinidade com o nicho que você vai produzir conteúdo.

Nicho nada mais é do que uma pequena parcela de consumidores dentro de um segmento. Por exemplo: Se você vai falar sobre saúde focado em alimentação vegana, seu segmento é saúde e seu nicho são os veganos que procuram uma alimentação mais saudável.

Mas para poder falar de forma assertiva com esse público, você precisa primeiro entender quem ele é, quais são suas dores, dúvidas e necessidades. Para então poder criar conteúdos que conversem com ele e, portanto, os influencie na hora de uma decisão de compra.

Desenvolva a escrita persuasiva (Copywriting)

Você já entrou em um site e leu um texto tão incrível sobre um produto a ponto de querer comprar ele na hora, mesmo que essa não fosse sua intenção inicial? Provavelmente, ele estava usando essa técnica.

Escrita persuasiva ou copywriting é o ato de produzir textos que influenciam o público na tomada de decisão. Não precisa ser necessariamente a compra, mas a alguma ação.  Esse texto pode ser empregado em sites, posts, e-mails e até vídeos.

A arma usada nesse tipo de estratégia são os gatilhos mentais. Segundo Robert Cialdini, nosso corpo governado por alguns princípios psicológicos fundamentais, que geralmente nos levam a agir de forma quase que automática, esses princípios são os gatilhos mentais.

De acordo com esse conceito, isso torna muito mais rápido o nosso processo de decisão.

Portanto, o texto copy pode ser muito útil para um afiliado, pois pode gerar muitas conversões.

Seja um afiliado árbitro e autoridade ao mesmo tempo

Para começar é recomendável que você escolha uma das duas opções. Pois é muito difícil dominar e se tornar bom nas duas ao mesmo tempo .

Então, inicialmente escolha apenas uma, invista nela e a coloque em prática com mestria.

No entanto, passada a fase inicial, é uma excelente estratégia combiná-las.

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